De onde será que tal bebida cativante e inspiradora teve origem nesse mundão de meu Deus? Apesar de ter sido atrelada à Europa e depois ao Brasil, a origem do café teve sua origem no continente africano antes de chegar até aqui. E não, não foi através do tráfico de escravos africanos. Espertão.

Da África para o mundo

A origem mais antiga contada sobre o café remete a longínqua Etiópia. Onde certo gado acaba por comer as plantas de café na região de Cafa (sacou a ideia?) e Enária. O pastor daquele gado notou que o gado se comportava de maneira diferente, e a partir daí a planta começou a ser melhor observada. E logo foi descoberto que poderia ser usado como medicina e bebida.

Chega ao Oriente Médio

E então a planta chega até a Arábia. E este povo árabe queria ficar com o café todo para eles, pois foram os primeiros a cultivarem da maneira mencionada acima, como uma medida medicinal para tratar de diversos males. Mas como a economia é quem manda no mundo, da Arábia o café foi levado primeiramente para o Egito no século XVI e logo depois para Turquia.

cafe

Café da Tarde

E logo chegou a Europa no século XVII, sendo introduzido na Itália e na Inglaterra, onde virou tracional junto com o famoso chá. O café, que antes era algo da classe mais pobre e de uso médico agora era levado até as altas classes sociais e era consumida por intelectuais da época. E foi chegando dessa maneira, dentre outras, em países como França, Alemanha, Suíça, Dinamarca e Holanda (esta última que levou o cultivo para suas colônias ao redor do muno). E claro, chegou a Portugal e aos Estados Unidos. Portugal e França foram os países que trouxeram o cultivo para as Américas e deu no que deu.

Café Preto

E logo depois, alguns fatos engraçados começaram a acontecer:  Na Guiana Holandesa (hoje Suriname, ali logo acima do Brasil no Mapa Múndi), foram introduzidas mudas do Jardim Botânico de Amsterdã. E assim acabou por chegar à Guiana Francesa através do Governador de Caiena que conseguiu, de um francês chamado Morgues, algumas sementes que foram semeadas por ele no pomar de sua residência. A partir desse plantio o Sargento Francisco de Mello Palheta transportou para o Brasil, para a cidade de Belém (do Pará, não aquele) em 1727, algumas sementes e plantas ainda eram bem pequenas.

E a partir daí o café não começou pegando em cheio o povo brasileiro, mas depois de passar por Maranhão e Rio de Janeiro, a mania do café preto acabou se difundindo pela Serra do Mar até São Paulo, atingindo o Vale do Paraíba por volta do ano 1820. Da terra da garoa foi para Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná.

Quem diria que depois de passear tanto pelo Brasil até se tornar popular como é hoje, o café tenha começado a virar algo útil através de uma origem tão peculiar e acidental. Mas talvez, essa seja a definição de uma xícara de café: algo peculiar, útil. Que você não tinha noção do quanto é dependente.

 

Fonte: http://www.clubecafe.net.br/historia-cafe

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here