A Fotografia de Stanley Kubrick

Que Stanley Kubrick é famoso por ser um grande cineasta todos sabemos, mas o que poucos conhecem é que além de um talentoso e metódico diretor, Kubrick também era um grande fotografo.

A fotografia foi basicamente onde Kubrick começou sua carreira e a desenvolver técnicas de enquadramento que mais tarde ele traria para seus filmes. Quando tinha doze anos seu pai o ensinou a jogar xadrez, e no ano seguinte a fotografar quando o presenteou em seu aniversário com uma câmera Graflex. Foi durante os estudos secundários que Kubrick começou a desenvolver mais sua técnica com a fotografia, sendo até convidado para ser fotografo oficial da escola, tendo alguns dos seus trabalhos expostos.

E foi em uma manhã de abril de 1945, quando ia para escola, que Kubrick fotografou um vendedor de jornais, idoso, com aparência cansada, diante de várias manchetes de diversos jornais anunciando a morte de Franklin D. Roosevelt (presidente dos estados unidos neste período). Essa fotografia foi disputada na época pela revista Look e pelo New York Daily Times. A Look ofereceu 25 dólares por ela, cobrindo a oferta do New York Daily Times.

fotografia de Stanley Kubrick
Kubrick então começa a trabalhar para Look, primeiro sugerindo duas reportagens que eles acabam aceitando fazer e logo aceitando a uma oferta de emprego na equipe da revista oferecida pela chefa do departamento, Helen O’Brien. Ele trabalha ali durante quatro anos com sua máquina fotográfica tendo a oportunidade de viajar através dos Estados Unidos chegando a fazer uma reportagem em Portugal. Mais tarde ele produziu um curta metragem para revista Look, intitulado Prizefighter, um micro documentário sobre a vida do boxeador Walter Cartier.
É nesse período que Kubrick começa a desenvolver os primeiros sinais de sua independência artística e ser considerado um dos melhores fotógrafos da revista. É interessante notar, tanto o xadrez quanto a fotografia eram nada mais que um passatempo para Kubrick, porém algo que ele gostava de verdade de fazer. A fotografia nunca foi abandonada durante sua vida, ele costumava a fotografar durante a produção dos filmes, porém, mais intensificada a aplicar a estética fotográfica que aprendeu ao longo da vida na sua narrativa cinematográfica.
Essa prática, ou passatempo, o levaram a ter um senso mais apurado de enquadramento e plástica, evidente em seus filmes cuja imagem ele controla juntamente com o diretor de fotografia, filmando ele próprio algumas cenas.

Abaixo alguns trabalhos fotográficos de Kubrick:

fotografia de Stanley Kubrickfotografia de Stanley Kubrickfotografia de Stanley Kubrickfotografia de Stanley Kubrickfotografia de Stanley Kubrickfotografia de Stanley Kubrickfotografia de Stanley Kubrickfotografia de Stanley Kubrickfotografia de Stanley Kubrickfotografia de Stanley Kubrickfotografia de Stanley Kubrickfotografia de Stanley Kubrickfotografia de Stanley Kubrickfotografia de Stanley Kubrickfotografia de Stanley Kubrickfotografia de Stanley Kubrick

bio MIKE Dilelio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.