Jurassic World - O Reino Ameaçado
Jurassic World – O Reino Ameaçado

Reiniciada no ano de 2015 com Jurassic World, a franquia sobre aos gigantescos animais pré-históricos toma mais um revigorante folego, voltando aos cinemas e provando que o esplendoroso material escrito por Michael Crichton e adaptado por Steven Spielberg em 1990 foi apenas a porta de entrada para um fértil universo cinematográfico.

Jurassic World - O Reino Ameaçado
Jurassic World – O Reino Ameaçado

Após três anos dos acontecimentos da obra anterior, em que o parque foi destruído graças a uma nova e feroz criatura e a ilha Nublar abandonada, acompanhamos Claire (Bryce Dallas Howard) e Owen (Chris Pratt) em uma incessante e voraz aventura para salvar os animais remanescentes do local prestes a ser consumido pela lava de um vulcão.

Toda esta situação acaba obtendo um amplo acompanhamento midiático e politico, fazendo com que discussões éticas e morais perante uma possível intervenção governamental para salvar ou não essas espécies deslocadas no tempo e também como o manuseio genético pode ser problemático para a humanidade, sejam abertas.

Diferente do que vimos no filme anterior, em Jurassic World: O Reino Ameaçado os  personagens principais, tem seus papéis quase que invertidos, pois Owen a princípio resiste a se envolver, enquanto Claire trabalha para conscientizar a população no intuito de  proteger os animais que atualmente nutre um grande respeito.

Jurassic World - O Reino Ameaçado
Jurassic World – O Reino Ameaçado

O que proporciona  uma grata evolução para a personagem de Bryce Dallas Howard, agora mais forte, decidida e sem ficar a sombra do “herói” (e não, ela não será a velocista de salto nesse filme também), já Chris Pratt, pouca coisa foi acrescentada a seu personagem, trazendo a sensação de mais do mesmo, o galã engraçado.

E é isso que atrai o ambicioso antagonista Mills (Rafe Spell), que usa o casal para começar por em prática algo já mencionado na saga, a livre venda de dinossauros e o uso de pesquisas genéticas, lideradas pelo geneticista Dr. Henry Wu (B.D Wong), que necessita da velociraptor Blue para criar uma nova monstruosidade.

Jurassic World - O Reino Ameaçado
Jurassic World – O Reino Ameaçado

Dirigido por J. A. Bayona (O Impossível) e roteirizado por Colin Trevorrow (Jurassic World), a obra busca diferenciar das aventuras anteriores mesclando o típico filme família com cenas de suspense e câmeras subjetivas ao longo de seus 128 minutos bem servidos de uma belíssima fotografia. E mesmo possuindo um bom roteiro, muitas vezes a narrativa de Trevorrow parece optar por escolhas fáceis demais, como a calda de um dinossauro conseguir com que a porta de um elevador seja aberta para a famigerada cena do grito fatal ou pela pouca exploração de seus novos personagens, como Mills (Rafe Spell), Zia (Daniella Pineda), Franklin (Justice Smith) e Maise (Isabella Sermon).

Porém se tem algo que Trevorrow trabalha muito bem é a relação homem e ciência, que por meio da pequena participação de Ian Malcolm (Jeff Goldblum) o debate pelo direito de existência de animais geneticamente modificados é explorado, levantando um grande questionamento: A erupção de um vulcão, em uma ilha habitada por criaturas que deveriam estar extintas não é um sinal de que a vida sempre arruma um meio para se corrigir?

Porém Jurassic World: O Reino Ameaçado não é tão icônico quanto o primeiro filme da saga pelos simples motivos de que as coisas sempre precisam ser grandes demais, render inúmeras continuações ou nesse caso, um uso excessivo de efeitos especiais no lugar de seus majestosos animatrônicos.

Com um forte debate sobre a vida e o poder em que nós humanos temos nas mãos para escolher e até mesmo criar o que vive ou morre, Reino Ameaçado não é sobre a suposta nova extinção dos dinossauros e sim sobre ameaçarmos a nossa própria existência em busca do próximo passo evolutivo.

E agora sim, sejam bem vindos ao Jurassic World.

Jurassic World - O Reino Ameaçado
Jurassic World – O Reino Ameaçado

nota café forte

bio wellington

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.