Quem é o verdadeiro criador do universo Marvel: Stan Lee ou Jack Kirby?

Jack Kirby guia dos quadrinhos

Discussão que ocorrerá neste sábado discute a influência do quadrinista Jack Kirby para o mercado de quadrinhos e para a criação da Marvel Comics

Apesar de ser um dos nomes mais importantes presentes na gênese do Universo Marvel nos anos 1960 e de ter criado um de seus heróis mais importantes, o Capitão América, ainda na década de 1940, o quadrinista Jack Kirby (nascido há 100 anos, em 28 de agosto de 2017) nunca teve sua relevância plenamente reconhecida como um dos arquitetos desse prestigiado universo, mesmo se muitos acreditam que suas contribuições seriam mais importantes que as do festejado Stan Lee.

Para debater a importância de Kirby para o universo Marvel e todas a suas contribuições para o mercado de quadrinhos americano, o site Guia dos Quadrinhos e o Instituto HQ promovem neste sábado a discussão “Os Mundos de Jack Kirby”, no bairro da Pompeia, em São Paulo. Serão analisados e discutidos os personagens criados por Kirby, como Quarteto Fantástico, Vingadores, X-Men, Hulk, Homem de Ferro, Thor, Pantera Negra, Surfista Prateado, os Novos Deuses, o demônio Etrigan, o vilão Darkseid e muitos outros. Também será discutido o legado de Kirby, que influencia os quadrinhos até hoje, assim como aos filmes influenciou os filmes Liga da Justiça e Thor: Ragnarok, que estreiam no final do ano.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Participarão da discussão o quadrinista Will e o designer Edson Diogo, criador do site Guia dos Quadrinhos (www.guiadosquadrinhos.com). Ambos também são organizadores do livro comemorativo Os Mundos de Jack Kirby, que comemora o centenário do “Rei dos Quadrinhos” e traz ilustrações de 100 desenhistas brasileiros que reinterpretam as criações de Kirby. A mediação será do jornalista Maurício Muniz, especializado em cultura pop.

O debate ocorrerá no sábado, 19 de agosto, a partir das 15h no Instituto HQ, localizado na Avenida Pompeia nº 2040.

Exposição e venda do livro

Entre os dias 19 de 28 de agosto, o Instituto HQ também sediará uma exposição sobre a vida e os trabalhos de Jack Kirby, apresentando ainda algumas das mais belas ilustrações criadas para o livro O Mundo de Jack Kirby. O livro também estará à venda com desconto no dia 19, durante e após a discussão.

Como parte das comemorações, o Instituto HQ, uma das mais renomadas escolas de formação para profissionais de quadrinhos no Brasil, oferece uma promoção para matrículas realizadas durante o período da exposição: os interessados que apresentarem uma revista em quadrinhos com arte de Jack Kirby e com data de publicação anterior à década de 1980, ganharão 20% de desconto nos cursos oferecidos.

Jack Kirby guia dos quadrinhos 100 anos

Serviço

Debate: Os Mundos de Jack Kirby (19 de agosto, 15 horas)
Exposição de arte: Os Mundos de Jack Kirby (19 a 28 de agosto)
Endereço Avenida Pompeia nº 2040, em São Paulo
Mais informações: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.