Resenha de Astrobiologia: uma ciência emergente, de diversos autores

 

Páginas: 387

Editora: Tikinet

Sinopse: O que é Astrobiologia? O que ela visa a estudar e quais matérias estão vinculadas em seus estudos? Essas são perguntas iniciais que podemos fazer ao pensarmos sobre astrobiologia e é exatamente essas e 500 outras perguntas que este livro tenta responder.

 

 

Astrobiologia é dividido por diversos artigos de diversos autores organizados pela USP (Universidade de São Paulo), mostrando todas as dificuldade e avanços que houve nessa ciência recente. E também demonstrando como essa ciência anda aqui no Brasil.

O livro contem muitas, mas MUITAS, informações. Com certeza terei que lê-lo mais vezes, afinal, ele abrange matérias como astronomia, astroquímica, biologia e geologia, ou seja, muita informação e algumas coisas técnicas que ainda não sei, mas agora estou ciente que devo ir atrás dessas informações antes de ler novamente.

O que ajuda muito a leitura deste livro são seus gráficos, imagens e notas de rodapé.

Além disso, esse “compilado” de artigos é recente, então é uma boa maneira pra se atualizar nos acontecimentos acadêmicos científicos atuais. Citando tanto conquistas científicas brasileiras, quanto mundiais.

Dois pontos enormemente fortes desse livro são: o seu glossário, sempre muito bom e cumpre seu papel em livros desse tipo e a sua bibliografia, como cada capítulo do livros é dividido em artigos, cada um termina com uma lista completa de suas referências, algumas bem longas ainda, o que vai ser de enorme ajuda na questão de buscar o conhecimento necessário antes de ler o livro de novo.

Um leve pequeno ponto negativo é o primeiro texto sobre o aquecimento global, não me recordo agora de quais autores é, mas o texto está escrito de uma forma que um descrente ou uma pessoa que simplesmente ignora os efeitos do aquecimento global acelerado de hoje pode interpretar de maneira errônea e pior, afirmando que o autor é um cientista. O texto afirma que o aquecimento global é um efeito que acontece de tempos em tempos, é algo natural.

Como adicional, deveriam ter adicionado que se tivermos os cuidados corretos, o próximo aquecimento seria depois dos tempos de vida humana. Da maneira que esta, é simples uma das pessoas que citei antes dizer: “Bom… Já que vai acontecer do mesmo jeito, não devo me preocupar!”, entendem?!

nota cafe expresso

bio daniel portella

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.