Resenha de HP Lovecraft: Medo Clássico Vol. 1, da Editora Darkside

 

HP Lovecraft: Medo Clássico Vol. 1, da Editora Darkside

Esta é uma coletânea organizada com esmero da editora DarkSide compilando grandes contos (alguns lançados como livros independentes) do universo criado pelo HP Lovecraft. Excelente escritor de suspense e terror cósmico-psicológico que irá te arrastar para o abismo inominável da insanidade.

Alguns contos já possuem resenha aqui no site, por isso, irei reaproveitá-los para esta postagem. Já outros inéditos para mim, terão opiniões igualmente inéditas.

Dagon

Um dos contos da resenha disponível clicando aqui.

Um dos primeiros contos de Lovecraft em sua fase como escritor de ficção fantástica. Nele, vemos como toda a loucura e histeria que afligem um homem centrado, têm como origem uma situação do acaso cheia de terrores. Um conto curto, porém, traz traços da literatura clássica do escritor que com palavras com aspectos líricos, apresenta um acontecimento totalmente traumático na vida de um náufrago.

Cidade Sem Nome

Um explorador viaja até insondáveis partes do deserto para visitar e descobrir todos os segredos das ruínas deste lugar chamado de: Cidade Sem Nome. O conto nos arrasta com uma escrita cadenciada, trazendo mistérios interessantíssimos sobre o que poderia estar ali. A sua conclusão é bizarra, impactante e cumpridora das expectativas.

Herbert West: Reanimator

Imaginem Lovecraft, tratando com todas as características que lhe são influentes, falando sobre zumbis. Aqui, Herbet West busca reanimar corpos que já morreram em pleno cenário da primeira guerra mundial. Entretanto, esta reanimação pode não ter sido da maneira imaginada. Esta história tem um final excelente, porém seu desenvolvimento pode parecer problemático para alguns. Fora que o racismo do escritor fica ainda mais claro aqui.

O Depoimento de Randolph Carter

Uma das histórias mais curtas do compilado, é um depoimento em primeira pessoa, de alguém que acabou de presenciar algo indescritível. O ritmo da narrativa é ágil e sua conclusão surpreendente. Apesar que em questão de construção de mundo, ser um dos mais fracos.

O Cão de Caça

Este conto é um dos melhores do compilado. Um par de amigos que gosta de colecionar itens grotescos e raros para um museu macabro, acaba encontrando um artefato cheio de mistérios e lendas. Todavia, as consequências de tal ato foram totalmente diferentes do que eles imaginavam, pois a paz que havia em suas consciências e atividades foi perturbada. Sua conclusão causa arrepios.

O Chamado de Cthulhu

Um dos contos da resenha disponível clicando aqui.

O conto mais famoso do autor fecha o livro com chave de ouro, mostrando todo o seu talento ao colocar relatos a toda prova do terror supremo, que está no subterrâneo marítimo. Observando o desespero de seu tio ao investigar causos sobrenaturais envoltos de sonhos e artes esculpidas em barro de um monstro vil.

Nas Montanhas da Loucura

Resenha completa clicando aqui.

O livro é escrito de maneira autobiográfica, relatando as experiências do explorador nesta confusão misteriosa. Entretanto, como o personagem é um homem da ciência, ele é bem descritivo sobre as coisas que encontra e fica prometendo e prometendo sobre descobertas aterrorizantes, isso vai elevando a sua expectativa tremendamente até o seu chocante final. E para homens que, de repente, se deparam com o até então inimaginável, é uma experiência totalmente fora da curva.

A sombra Vinda do Tempo

O conto mais ficção científica de Lovecraft traz uma construção de universo muito bem desenvolvida. O protagonista sofreu uma troca de personalidade por alguns anos e busca agora descobrir a verdade por trás de tal acontecimento. Suas buscas o levam para o deserto, onde encontra um lugar cheio de conhecimento e insanidade. Da metade para o final, o ritmo fica mais interessante, nos fazendo aprofundar neste universo.

A História do Necronomicon

Algumas poucas páginas explicando como surgiu o maldito livro Necronomicon. Nos dando cronologia e o caminho que ele percorreu na história humana. Instrutivo e didático, com os tons de mistérios típicos de Howard Philips Lovecraft.

O compilado ainda contém extras falando um pouco mais sobre as influências que Lovecraft trouxe à cultura pop, sua amizade com Edgar Allan Poe e mais anotações e desenhos recuperados do autor, que nos ajudam a aprofundar na psique do criador de tal sombrio universo.

Este livro foi muito bem feito com ilustrações de Walter Pax e Robert Bloch a cada conto, diagramação inspirada e bom trabalho de tradução e manipulação de notas por parte de Ramon Mapa. A compilação contém um papel leve que não faz deste compilado um estorvo para carregar por aí. Excelente aquisição para neófitos na leitura Lovecraftiana.

Caíque Apolinário
Administrador, Podcaster, host e Resenhista. Escritor em conjunto com Raquel Cortez Machado do livro publicado pela editora Constelação, "Nas Sombras da Mente" e "Luz e Sangue"; além de estar presente na coletânea Slasher, Gore & Thriller da editora Andross.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.