Tutorial da vida – Prefácio

arquitetura pioneira de miguel de souza e silvaO que me inspirou a fazer esses tutoriais foi, sem dúvida, a vida de meu avô. Portanto, contarei a história dele e garanto que vão entender o que estou querendo dizer.

Miguel de Souza e Silva nasceu em Mococa, no interior de São Paulo, no dia 1° de Abril de 1908, conhecido também como “Dia da Mentira”.  Mas meu avô foi uma grande verdade. Foi ali que ele cresceu e teve uma infância comum. Durante a época de juventude, Miguel se propôs a estudar arquitetura no Rio de Janeiro, na Escola Nacional de Belas Artes, onde se formaria em 1932. Porém, com a revolução constitucionalista de 32, ele foi dar tiro nos cariocas.

Durante a revolução, meu avô se viu em uma emboscada. Ele estava em uma trincheira quando, de repente, chegaram os cariocas. Ao tentar dar um tiro para cima, a arma ricocheteou e acertou sua testa, causando um grande ferimento, além de um desmaio. Seu primo que servia na mesma tropa, ao ver Miguel caído, achou que estava morto e avisou a família – realizaram até mesmo uma missa de sétimo dia.

Na ocasião, os cariocas o encontraram e ele foi levado para o presídio de Ilha Grande. Quando a revolução terminou, meu avô foi solto e retornou aos estudos para concluir o seu curso de arquitetura. Na mesma turma dele estava Oscar Niemeyer, ambos se formaram em 1933.

Ao se formar como engenheiro arquiteto – como era conhecido na época -, ele partiu para São Paulo, onde trabalhou para o famoso arquiteto Álvaro Vital Brasil que, certo dia, ao ver Miguel desenhando, disse: “Você desenha muito bem, meu rapaz. Deveria fazer arquitetura”, e meu avô logo respondeu: “Na verdade, eu sou arquiteto. Só não disse antes porque corria o risco de não conseguir o emprego”. Sempre obstinado a aprender e se aprimorar na profissão, Miguel não media esforços.

Em seguida, mudou-se para Lins, interior de São Paulo, onde casou com Cinira e tiveram quatro filhos – dois deles também se tornaram arquitetos.

Casa Arquiteto Miguel de souza e silva
Reprodução de uma obra de Miguel de Souza e Silva

Mais tarde, Miguel recebeu um convite para projetar uma praça em Marília, lugar onde acabou fazendo sua história. Ele foi o primeiro arquiteto da Alta Paulista e construiu muitas casas, escolas e muito mais em Marília, onde também foi professor de desenho e matemática. Por seu escritório passaram mais de noventa arquitetos de Marília e região, onde trabalharam como desenhistas e aprenderam a profissão.

Foi vice prefeito em uma época onde o vice era eleito por votação separada do prefeito, ou seja, poderia ser eleito um prefeito da situação e um vice da oposição.

Faleceu em 1982, quando eu, Daniel, tinha cinco anos.

Este ano, a prefeitura municipal de Marília – através da secretaria de cultura e do patrimônio histórico da cidade – está com uma exposição sobre a vida e obra de Miguel de Souza e Silva. Na abertura da exposição, estiveram presentes muitos familiares, políticos, arquitetos, médicos e ex-alunos. Durante os discursos, sempre cheios de emoção e lágrimas, pude ver tanta gente falando super bem de uma pessoa que faleceu há trinta e cinco anos. Tal situação me deixou impressionado e me levou a pensar:

“Miguel, meu avô, deixou um grande legado. E é isso que devemos fazer em nossas vidas: deixar um legado para as gerações futuras, pois não podemos nos conformar com o comodismo do dia a dia e deixar a vida passar”.

Se eu quiser um tutorial para a minha vida, já sei o que devo fazer: basta seguir os passos de meu avô.

PS: Os próximos tutoriais pretendo contar de forma mais descontraída, falar sobre diversos temas, como: escola, cinema, shopping, clube, etc. Aceito sugestões nos comentários.

bio daniel PUERTO

3 COMENTÁRIOS

  1. A história da nossa vida é permeada pela vida das pessoas que nos rodeiam.
    Quando convivemos com pessoas éticas, competentes, honradas e honestas fica claro para nós qual o caminho a seguir! Parabéns, Daniel Puerto! Seu avô Miguel de Souza e Silva era, realmente, uma pessoa extraordinária!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.